sexta-feira, 12 de abril de 2019

Evolução dos Meios de Comunicação



Dando continuidade aos seminários da disciplina “Linguagem Verbal Nos Meios de Comunicação I” a equipe composta pelos alunos Pedro, Alycia, Deriky e Laís ficou responsável pelo terceiro tema proposto pelo professor: evolução dos meios de comunicação e suas expressões em forma de linguagem. A equipe destacou durante o seminário a história de alguns dos principais meios de comunicação, a importância e a utilização deles nas sociedades em que estavam inseridos.
Narrando sobre a origem da arte rupestre (40.000 anos a.C.), o grupo começou o seminário mostrando a evolução da forma do homem se comunicar.

O primeiro aluno a expor o tema, destacou que as artes rupestres eram usadas para descrever a realidade de povos existentes na época, segundo Pedro, elas eram feitas por mulheres. Ele também falou sobre o papiro (2500 anos a.C.), destacando a sua origem pelos os egípcios, as características, finalidades e contribuição.

Outra forma de comunicação antiga e destacada pela equipe foi o correio (2400 anos a.C.). Alycia relatou a forma como o correio foi utilizado em diferentes culturas, como os egípcios (prezavam pela pontualidade); os persas (usavam cavalos); os gregos (não conseguiram utilizar o sistema de forma compensatória, uma vez que a falta de unidade política os prejudicava); os cretenses e fenícios (usavam sistema que incluía andorinhas e pombos como mensageiros); os romanos (primeiros a regulamentar por lei o correio); os astecas e incas (seguiam por terra e também por rios).
Contudo, os sistemas postais acabaram somando muita insatisfação, e nesse cenário surge o selo, resultado da unificação do sistema feita por Rowland Hill. Foi no ano de 1940, na Inglaterra, que foram vendidos os primeiros selos. A equipe também ressaltou que no Brasil, atualmente o sistema de envio e entrega de correspondência é feito pelos Correios, uma empresa estatal. Alycia também falou sobre o telégrafo elétrico, apresentando o inventor Samuel Finley Breese Morse como responsável pela criação, porém, mais tarde o telégrafo perdeu espaço para o telefone.

Mais um meio de comunicação explorado pela equipe foi o jornal (2400 anos A.C), apresentado pelo aluno Deriky. O aluno falou que o “jornal” mais antigo conhecido foi o Acta Diurna, que surgiu em Roma em 59 a.C. No Brasil, a Gazeta do Rio começou a circular em 1808, no Rio de Janeiro, mas o jornal deixou de circular em 1822. No entanto, Deriky lembrou que a Folha de São Paulo (1921) e o jornal O Globo (1925) ainda continuam circulando até os dias de hoje. Já em Alagoas, o jornal Gazeta de Alagoas surgiu em 1934 e também continua
sendo produzido.

Ao falar sobre o telefone (séc. XIX), Laís apresentou a história do aparelho inventado pelo italiano Antônio Meucci. A aluna frisou que o telefone surgiu pela necessidade de uma comunicação instantânea. Laís também lembrou que mesmo com controvérsias sobre quem inventou o telefone, em 2002 o Congresso dos Estados Unidos reconheceu a Antônio Meucci a invenção do aparelho por volta de 1860. No Brasil, os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro em 1877. E em 1978 no Japão foi ativada a telefonia móvel de celular. Mas só em 1998 que aconteceu a ativação dos primeiros celulares no Brasil.

Deriky então incluiu mais um meio que fez parte da evolução da comunicação: a televisão. O aluno mostrou a história da televisão no Brasil, expondo as datas das inaugurações das principais emissoras do país, como por exemplo, TV Tupi (1950), TV Paulista (1952), Record TV (1953), TV Globo (1965) e Band (1967). Deriky expôs ainda o estabelecimento da televisão nos lares brasileiros, mostrando que ela ainda continua sendo o meio de comunicação que mais tem penetração no país.

Concluindo o seminário, Laís apresentou a internet (séc. XX) como um importante meio de comunicação na atualidade e suas possibilidades para o futuro. A aluna recordou o início da internet em 1969 nos Estados Unidos, mostrando que com o passar do tempo a Arpanet – como era chamada a internet – tinha seu uso mais comum no meio acadêmico. No entanto, em 1987 nos EUA, o uso comercial foi liberado. A equipe então terminou a apresentação com o apoio de dois infográficos: um apresentou como a internet está inserida atualmente na sociedade, e outro presumindo como o mundo estará no futuro com a ajuda da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário