sábado, 6 de abril de 2019

Estudo gramatical e análise de texto


















Dando início a apresentação sobre estudo gramatical, a integrante Lídia, explicitou e apresentou uma vídeo aula sobre os quatro tipos gramaticais, são eles: normativo, histórico,descritivo e comparativo, cada um contendo uma função específica para construção da linguagem. O padrão     normativo é o mais rígido e também o mais criticado por sua estrutura pouco flexível. Já a histórica se caracteriza por ter foco na evolução do idioma e suas modificações ao longo do tempo, sem se ater muito a padrões. Enquanto a gramatica descritiva trabalha no intuito de descrever a língua falada, ou seja, sem nenhum preconceito, identifica todas as formas de comunicação verbal. E por fim, temos a gramatica comparativa, que trabalha com a função de comparar com outras línguas, analisando e comparando as mudanças, como é o caso da língua portuguesa que é sempre comparada a romana por suas semelhanças. 
O estudo gramatical é ainda dividido em 5 partes, são elas: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística. Em cada uma dessas existe um foco no estudo, como é o caso da fonologia, na qual o estudo do som e dos fonemas é o foco desta linha de estudos. Logo, a morfologia trabalha com o estudo da formação das palavras, as construções silábicas. Já a sintaxe é o estudo das orações, ou seja, o estudo das frases e textos e a sua formação de sentido. A semântica segue como sendo o estudo do significado e do sentido, ou seja, o significado literal das palavras e os sentidos que elas adquirem dentro de contextos variados. Por último, temos a estilística que identifica o processo de manuseio da palavra de acordo com quem escreve. 
Perpassando para a análise de texto, tivemos a explanação dos tipos de texto e sobre os estudos do texto. Para melhor explicação, foram apresentados o texto jornalistico, o qual é veículos em meios como jornais impressos, revistas, TV e rádio e tem como função principal informar. O texto publicitário, que tem funções mais mercadológicas e é veiculados nos mais diversos espaços dos mais simples como panfletos até a TV. E para completar os estudos sobre o texto, apresentou-se a pragmática, que se baseia nos processos de inferências, no quais se estuda o que está implícito. 
Para encerrar a apresentação, o integrante Thalysson, explanou sobre os estudos feitos pela AD ( Análise de Discurso), no qual entendemos que discurso é uma forma de enunciação, no qual os dois juntos se identificam como uma pronunciação sonora que busca fazer sentido. Existindo ainda os tipos de discurso, sendo ele o direto, indireto e indireto livre e por fim, os gêneros do discurso, são eles: receitas, literário, anuncio e outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário